logo

ACIMA DO LIMITE

Água que chega nas torneiras em Cáceres pode causar doenças crônicas, diz estudo

Levantamento divulgado aponta que há contaminação com produtos químicos e radioativos acima do limite de segurança


Por Davi Vittorazzi | MídiaNews

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Banco de imagens gettyimages)

A água da torneira que chega nas casas de Cuiabá e outras 17 cidades de Mato Grosso estão contaminadas com produtos químicos e radioativos acima do limite de segurança. É o que aponta um levantamento da ong Repórter Brasil divulgado nesta semana.

 

Conforme o estudo, as cidades com contaminação são Cuiabá, Alto Garças, Pedra Preta, Pontal do Araguaia, Primavera do Leste, Campo Verde, Cáceres, Tangará da Serra, Arenápolis, Paranatinga, Campinápolis, Sorriso, Comodoro, Sinop, Marcelândia, Guarantã do Norte, Confresa e Juína.

 

As informações são resultados de testes feitos por empresas ou órgãos de abastecimento e enviados ao Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), do Ministério da Saúde.

 

Os testes são feitos após o tratamento e a maioria dessas substâncias não pode ser removida por filtros ou fervendo a água.

 

No Brasil, os testes mostraram que a contaminação está presente na água da torneira de 763 cidades. Os testes foram realizados entre os anos de 2018 e 2020.

 

As substâncias químicas e radioativas foram encontradas acima do limite em um de cada quatro municípios que fizeram os testes.

 

Substâncias encontradas

As cidades de Mato Grosso apontadas têm a água contaminada por substâncias com os maiores riscos de gerar doenças crônicas, como câncer, e substâncias que também geram outros riscos à saúde.

 

Na água da Capital, os testes indicaram a existência de nitrato. O elemento é classificado como provavelmente cancerígeno para humanos pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), órgão da Organização Mundial da Saúde.

 

“O nitrato e seus compostos são utilizados na fabricação de fertilizantes, conservantes de alimentos, explosivos e pela indústria farmacêutica na produção de medicamentos vasodilatadores”, mostra o levantamento.

 

Além do nitrato, nas outras 17 cidades de Mato Grosso foram encontrados elementos como chumbo e selênio, mercúrio, arsênio, lindano e benzo[a]pireno, cloreto de vinila, urânio, níquel, trihalometanos e outros.

 

O Repórter Brasil elaborou um mapa interativo que é possível identificar as cidades e as substâncias encontradas nos testes. Há também a descrição dos danos causados pelos elementos.

 

Confira o mapaAQUI

 

Entre no grupo do Popular Online no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)


ARAPUTANGA

Concurso gastronômico de derivados do leite será realizado na 3ª Festa do Leite

As inscrições poderão ser feitas através do celular (65) 9 9948-6356 ou no escritório da Empaer de Araputanga.


POLÍTICA

Família da deputada Amália Barros vai receber R$ 1,5 milhão dos parlamentares

A deputada faleceu no domingo, 12. Familiares receberão pecúlio parlamentar retirado do salário dos 512 congressistas


GOVERNO LULA

Ministro afirma que título oferecido por Mizael Barreto não pode ser tirado do Monsenhor Celso Duca

"Ninguém tira esse título do Padre Celso”, disse Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária do governo Lula (PT), ao receber o título de padrinho da Coopnoroeste.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.